5 de julho de 2011

bolo salgado

Que dia lindo, que lindo dia para fazer um bolo colorido! Eu sempre tive vontade de montar um bolo salgado, e a minha inspiração veio de uma pessoa muito querida: Marli Coelho. Avó de um grande amigo meu, Matheus Coelho. Tudo bem que o meu bolo salgado não chegou aos pés do bolo da dona Marli, mas ficou razoável. Vale a pena tentar fazer, e colocar alguns sabores que você gosta. No meu caso, que sou vegetariana, as carnes não foram opção. Mas você pode fazer um patê de frango desfiado, ou peito de peru, enfim.. eu não vou ficar aqui falando para você enfeitá-lo com carne porque, poxa vida, não sou a favor da morte dos animais. Mas cada um segue a sua opção alimenticia! Para essa receita, que você já deve ter compreendido que não possui animal algum, você vai precisar de:

- ricota (duas embalagens foram o suficiente, mas é relativo ao tamanho do bolo)
- espinafre
- cenoura
- tomate seco
- 3 batatas
- manteiga
- leite
- batata palha
- maionese
- 3 pacotes de pão de forma sem casca
- sal
- temperos (manjericão, orégano e páprica foram os que utilizei)


Para começar o bolo salgado, a primeira coisa que você deve fazer e cozinhar as batatas (para o purê que vai em cima do bolo), a cenoura e o espinafre. Muito bem! O espinafre provavelmente ficará pronto antes dos outros ingredientes, então vamos comecar pelo pate verde. Simples assim: coloque em um processador/liquidificador com a ricota, sal, e algum dos temperos. Mais simples que isso, impossível! Depois que a cenoura também ficar pronta (bem molinha de preferência), também vai ser muito fácil: cenoura, ricota, sal e tempero no processador/liquidificador novamente. Sim, esta pronta mais uma camada do bolo. E por último, tomate seco e a ricota. Pronto! Você já tem seus três recheios prontinhos. Agora é só montar o bolo. Coloquei a camada de espinafre primeiro, uma camada de pao, cenoura, outra camada de pao, o pate de tomate seco e pra finalizar a montagem, o pate de tomate seco. Para preparar o purê, coloque bastante leite com a batata, sal e manteiga/margarina. Até achar um ponto bacana  pra poder espalhar em cima do bolo. Não se esqueca de deixar o pure esfriar, se não seu bolo vai ficar mucho. E antes de colocar o purê, passei a maionese, pra facilitar na finalização e dar um gostinho a mais. Depois é só acrescentar a batata palha e voilá! Está pronto.


Espero que gostem e usem da criatividade para inventar alguns recheios! Alias, a receita anterior a esta (de azeitona chilena) pode combinar aqui tambem... muita cenoura, espinafre, tomate seco e ricota pra valer para todos!

Nenhum comentário: