22 de agosto de 2011

cebolete

Ai gente, eu sei que o nome já diz tudo e que essa é a receita mais fácil do mundo inteiro, mas só pra não passar batido, achei bacana colocar ela aqui. Mesmo porque também to sem tempo de escrever e principalmente de cozinhar... mas vou atualizando aqui, porque nem eu, nem você queremos ficar sem comida! Pra começar (e terminar) voce só vai precisar de uma simples cebola. Calma, não é tão simples assim! Lembra das dicas que eu dei para eventos que podem ocasionar os pates da vida? Com a cebolete é a mesma coisa. Voce só vai precisar incrementar as torradas, bolachas salgadas da vida. Eu, particularmente, também gosto de pegar um simples pão frances, e fazer lanchinho de cebolete.
Só pra deixar registrado, essa receita meu irmão e minha mãe querida tentaram descobrir durante anos. Nós sempre íamos a um restaurante chamado "Peixe Boi" em Itatiba, e lá eles serviam como entrada a tal da cebolete. Eles faziam, faziam, faziam e nunca ficava igual. Tá, acho que não foi tããão dificil assim descobrir a receita, mas só pra dizer porque poxa.. a receita é muito baba. Então vamos ao que interessa:

- cebola (a quantidade que voce preferir)
- água fervendo
- azeite
- orégano
- sal

O mais dificil de fazer, ou que as pessoas tem mais dificuldades é de cortar a cebola. Eu já não sofro tanto, mas cada um tem a sua sensibilidade, não é? Então corte em rodelas finas, de preferencia. Gosto de cortar de tamanhos variados porque cada um tem seu gosto. Enquanto isso, coloque a água para ferver. Quando estiver no ponto de ebulição coloque a cebola já cortada, e ainda com o fogo ligado, deixe por cinco minutos. Voce vai perceber imediatamente que a cebola vai soltar a sua ardencia e ficar mais molinha. Já ouvi dizer que ao invés de colocar na água quente, colocar em uma travessa com água gelada, e gelos, para manter a temperatura. Mas nunca ousei, porque a água fervente funciona perfeitamente pra mim. Escorra, e jogue um pouco de água corrente em cima da cebola (s) cortada. Ela vai ficar toda desfiada. Agora é só colocar em uma travessa que voce vai servir, e temperar com azeite, sal e orégano. Gente, tá pronto!
Futuramente coloco fotos para voces idealizarem o jeito que fica.
É isso! Muita cebola, orégano, azeite, sal e enfim, cebolete pra voces!

Nenhum comentário: